Projeto CTI – 2011

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SEO – otimização de sites (Search Engine Optimization)
Otimização de Sites para Buscadores
Sites de busca, também chamados de motores de busca, mecanismos de busca, mecanismos de pesquisa ou simplesmente buscadores, são hoje a principal fonte de procura de informações por todo o tipo de usuários da internet. A sua importância comercial torna-se evidente. Aparecer ou não aprecer no Google pode ser a diferença entre o sucesso ou fracasso de uma empresa. Isso é válido não apenas para empresas de e-commerce, que vendem produtos diretamente em seus sites na internet, mas para qualquer negócio aonde os potenciais clientes utilizem-se da internet para buscar os seus fornecedores.
O que é SEO, então? SEO é o processo de tornar os sites mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas para aparecer melhor posicionadas nos resultados naturais. Além disso, um trabalho de SEO também.

QUEM FAZ SEO?
A própria empresa. Entendendo a importância estratégica de um trabalho de SEO, diversas empresas desenvolvem o conhecimento interno em suas áreas de TI para otimizar os seus sites. Este processo deve envolver tanto a equipe de TI como as áreas que se beneficiam diretamente de um melhor posicionamento nas SERP – Search Engine Results Pages. A mensagem deve ser clara e direta, e um envolvimento de um maior número de pessoas e áreas resulta em mais conteúdo para alimentar a fome insaciável do Google. Um artigo do site Search Engine Land dá os passos para se criar internamente a estrutura de SEO dentro de uma empresa.
Agências especializadas, SEMs. Muitas companhias não possuem profissionais qualificados ou recursos para tocar programas bem sucedidos de SEO. Os algoritmos de mecanismos de busca estão em constante evolução, e as empresas possuem outras prioridades que precisam ser atendidas, tornando difícil manter-se a par de todas as novidades no mundo SEO. Surgiram então agências especializadas em SEO que oferecem serviços de terceirização de SEO. Estas agências desenvolvem toda a estratégia de SEO ou tornam-se consultores de empresas que desejem adquirir o conhecimento necessário para desenvolver a sua estratégia de SEO in-house.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DE CADA MODELO
Existem diversos pontos a se considerar antes de se decidir entre os dois modelos- SEO in-house ou terceirizado. Uma estratégia in-house tem a vantagem de ser tocada por pessoas da própria empresa, que conhecem muito bem o seu negócio, os seus pontos fortes e fracos, concorrentes. Por outro lado, é difícil para uma empresa ter o mesmo nível de conhecimento de empresas especializadas em SEO. Estas agências costumam ter acesso a informações e profissionais dos próprios buscadores que empresas não possuem. O investimento para se ter SEO in-house pode ser muito maior do que o de se contratar uma agência para desenvolver o trabalho. Seja qual for o modelo, é importante que exista na empresa que deseje ter o seu site otimizado uma pessoa que coordene todos os esforços para otimizar o seu site.

Fonte: http://www.seomarketing.com.br/seo-omb.html

Filmes de acesso aos sites desenvolvidos pelos integrantes:

Ana Claudia

Fernando Bispo e Sergio Silva


André Costa


Derek Lima/Raoni Lopes

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